quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Crise e associados

Crise:

Conceito utilizado na sociologia, na política, na economia, na medicina, na psicopatologia, entre outras ciências.
Oriunda do latim, o termo crise tem a mesma equivalência da palavra vento. Indica, assim, um estágio de alternância, no qual uma vez ocorrido, diferencia-se do que costumava ser. Não existe possibilidade de retorno aos antigos padrões.

Crise Económica:

"A ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."
Lionel Robbins

Escassez:

Significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes, a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema económico.

Portugal:

Crise, crise económica, escassez...

1 comentário:

Koky disse...

Gostava de completar este raciocínio, com as seguintes palavras, retiradas de um artigo no jornal Metro, sobre o facto de Portugal importar vacinas BCG (contra a Tuberculose), quando "há pouco mais de uma década tinha produção própria." Não vou, porém,adiantar-me nesta questão.

E como dizia, completarei apenas o raciocínio, com a seguinte ideia retirada do mesmo artigo, como já referi noticiado no jornal Metro e tendo por fonte a agência Lusa.

Portugal:

"...falta de condições, verbas ou vontade..."