sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Há cousas que honestamente me irritam, uma delas é o homicídio impiedoso da língua de Camões (se bem que a evolução da língua a transformou já bastante, desde o seu tempo) que os seus falantes praticam impiedosa e impunemente. É claro que não há-de haver ninguém em toda a comunidade de expressão portuguesa que nunca tenha e não volte a dar erros na sua expressão, quer oral, quer escrita. Nem isso se pode exigir a ninguém, quer em português, quer em qualquer outra língua.

É natural que se dêem erros, assim como é natural que se corrijam e se aprenda com eles. Mas não foi para enunciar lugares-comuns que comecei esta "posta", não, esta posta deve-se como já o referi ao homicídio desmesurado desta nossa bela e rica língua.

Muito resumidamente, jogo um desses jogos "online" cujo objectivo é gerir a nossa cidade e colonizar diversas outras e onde podemos, ou não, guerrear com outros jogadores. E ainda podemos formar alianças, as quais nos fornecem cooperações e entreajudas a nível militar, comercial e outras.

Isto para dizer que há troca de mensagens entre os jogadores aliados e como é óbvio, tratando-se de um jogo na Internet e onde o pessoal vai para se divertir, é claro que ninguém está atento a pormenores como a acentuação, usam-se abreviaturas e trocam-se "ch" por "x" etc. Como uma vez me disseram, depois de eu criticar a mensagem de um jogador cuja informação era ininteligível, pela falta de coerência, coesão e clarividência do texto. Passando pela falta de acentuação e pontuação, palavras (horrendamente) mal escritas e ainda frases mal construídas.

Aquela não fora a primeira, nem foi a última de tal tipo de mensagens "subliminares". E honestamente, precisei de um grande jogo de rins para descodificar a mensagem do meu colega de aliança e perceber qual a sua intenção e tal foi o asco que aquele atentado à minha pátria língua mãe me causou que, não resisti e enviei uma mensagem de resposta, pedindo que houvesse por parte dos jogadores, uma maior atenção e cuidado com as mensagens, pois somos mais de uma centena que têm de ler o que outrem escreveu e se este não for claro na sua explicação, ninguém o perceberia.

As reacções foram por maioria adversas ao que esperava, pois lá está, responderam-me que deveria ter em atenção que se tratava da Internet e que na Internet é assim que se fala, pois o pessoal está ali para se divertir, não para ter cuidado com o que escreve. O "lesado" respondeu inclusive que a sua mensagem era por demais compreensível, clara e objectiva. Infelizmente uma vez mais com um português que não era mais que novo atentado e ainda rematou com um espero que assim aches melhor a minha escrita. Neste momento lamento imenso não ter as mensagens em questão, depois do choque, haviam de proporcionar imensas gargalhadas.

Mas tenho uma outra mensagem por acaso do mesmo indivíduo e se depois disto ainda houver quem ache que é normal escrever assim. Então aí sim admito, o problema é meu.

"Quero informa os meus companheiros da aliança que estava inativo estes 4 dias. Pois não tinha internet não tinha acesso a internet pois o provedor da lanhouse estava em manutenção... E não vou estar agora muito presente não estarei em modo de ferias não chegara a isso mais no momento estari ausentes por alguns alguns dias por exemplo um dia sim outro não por ai por enquanto pessoal estarei de olho de vez em quanto. certo estarei enviar 50 mil de enxofre ao meu amigo Newbah que estar precisando sei que já mandaram para ele mais se ele ainda quizer poderei mandar e só me enviar uma mensagem assim que eu ver a mensangem estarei a enviar. fica aqui as minhas desculpas... e espero que todos ai estejám bem por causa do ocorrido ai 6.0 cismo..."

Deixo em sua defesa, a indicação de que esta em relação àquela que me fez "saltar a tampa", é uma mensagem de imenso cuidado com o conteúdo da parte do jogador.

1 comentário:

deep disse...

Bem, se isto é o melhor que ele consegue escrever, imagino - ou não! - como deve ser a pior das suas redacções.

Como referes, ninguém é perfeito, por isso todos estamos sujeitos a cometer erros, mas há pessoas que escrevem ou falam de tal forma mal que eu suspeito que haja um grande "nó" naquelas cabeças.

Por norma, as pessoas tendem a escandalizar-se com os erros ortográficos, porque são aqueles que primeiro saltam à vista. Contudo, estes - que dependem muito da memória visual - são menores e mais fáceis de superar se comparados com os erros de coerência e de coesão ou de precisão/ riqueza vocabular.

Bom fim-de-semana. :)